Proposta de atividade de matemática para Ed. Infantil
Justificativa
III-Metas
- Garantir o acesso e o uso de jogos educativos às dimensões da criança e ao - Que ao final da proposta, de maneira lúdica os alunos reconheçam as cores, formas tamanhos, e estabeleçam relações entre os numerais e as quantidades, comparem e relacionem por semelhanças e diferenças;
Jogos e Matemáticos
A GALINHA DO VIZINHO....
Justificativa
A matemática é parte essencial do conhecimento
de todo cidadão para um atuação critica,
prática e cotidiana na sociedade. A dificuldade dos alunos nesta disciplina é
um fator preocupante no âmbito educacional. Sendo assim, este trabalho nos
levará a uma reflexão sobre as praticas de ensino de matemática em sala de aula
nas series iniciais e a fazer novas experiências para instigar o aprendizado
tornando o ensino mais dinâmico, eficaz e prazeroso desde a educação Infantil
através do brincar....
II - OBJETIVOS
- Associar a quantidade ao numeral.
- Desenvolver a identificação de tamanho, cores e formas geométricas.
- Diferenciar pesos e tamanhos.
- Desenvolver a noção de conjuntos.
- Estimular o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de numero através do lúdico.
- Associar a quantidade ao numeral.
- Desenvolver a identificação de tamanho, cores e formas geométricas.
- Diferenciar pesos e tamanhos.
- Desenvolver a noção de conjuntos.
- Estimular o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de numero através do lúdico.
- Estabelecer sequência matemáticas
- Desenvolver a expressão oral e escrita
- Relacionar o número a quantidade.
- Participar de brincadeiras coletivas
- Garantir o acesso e o uso de jogos educativos às dimensões da criança e ao - Que ao final da proposta, de maneira lúdica os alunos reconheçam as cores, formas tamanhos, e estabeleçam relações entre os numerais e as quantidades, comparem e relacionem por semelhanças e diferenças;
IV - POPULAÇÃO ALVO
Professores/ Alunos das turmas dos maternais A/B/C.
Professores/ Alunos das turmas dos maternais A/B/C.
V - CRONOGRAMA DE DATAS
Agosto/ Setembro/Outubro.
Agosto/ Setembro/Outubro.
VI – CRONOGRAMA DAS AÇÕES
- Parlenda: “A galinha do vizinho”...
- Painel
- Gincana
- Colagem
- Mosico
- Confecção da cesta dos ovinhos
- Varal dos ovinhos
- Caça aos ovinhos
- Pesquisas na internet: A história da galinha da galinha do vizinho e outros tipos de aves que põe ovos.
- Descobrindo as diferenças: dos diferentes tipos de ovos, ovos de galinha, ovos de codorna e outros
- Gráfico: Eu gosto de ovos.......
- Dobradura da galinha
- Organização de frases.
- pintura a dedo
- trabalho com massa de modelar.
- Parlenda: “A galinha do vizinho”...
- Painel
- Gincana
- Colagem
- Mosico
- Confecção da cesta dos ovinhos
- Varal dos ovinhos
- Caça aos ovinhos
- Pesquisas na internet: A história da galinha da galinha do vizinho e outros tipos de aves que põe ovos.
- Descobrindo as diferenças: dos diferentes tipos de ovos, ovos de galinha, ovos de codorna e outros
- Gráfico: Eu gosto de ovos.......
- Dobradura da galinha
- Organização de frases.
- pintura a dedo
- trabalho com massa de modelar.
- Organização de sequências matemáticas
- Jogos Eletrônicos
-Visitas a uma granjas, sitios
Material:
Revistas, gravura, jornal, ovos de isopor de
tamanho variados, ovos de galinha, patas,
codornas, e outros, CDS, aparelho de som, computador, tesoura cola, tinta
Guache, massa de modelar, brochurão, material reclinável, fantoches, lápis de cor, giz de cera, barbante, tesoura, prendedor,
papel ofício, papel camurça colorido, Cartolina colorida, EVA de cores variadas,
retalho de tecidos coloridos, retalhos de papel colorido etc.
Obs: Se possível levar para a sala uma galinhas
com ovos e pintinhos e outras aves que põe ovos para que as crianças tenha a
possibilidade de observá-la
VII – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
A avaliação será processual a fim de acompanhar passo a passo a participação, o envolvimento e atitudes dos alunos no processo de construção e desenvolvimento na atividade proposta.
A avaliação será processual a fim de acompanhar passo a passo a participação, o envolvimento e atitudes dos alunos no processo de construção e desenvolvimento na atividade proposta.
O registro será feito através de relatórios
semanais os quais especificarão os avanços, dificuldades, desafios e estudos
para buscar soluções.
Culminância das atividades:
- Elaborar com as crianças uma receita de
bolo, e com a participação dos mesmos fazer um grande bolo que será distribuído
entres eles na hora do lache
- Promover
um exposição com todo o trabalho elaborado pelas crianças.
- Promover brincadeira e dança com a música a
galinha do vizinho.....
BRINCADEIRA:
Com essa brincadeira, as crianças irão aprender a contar e fazer relações e comparações
- PARTICIPANTES: No mínimo dois.
- ORGANIZAÇÃO Em roda dupla.
- COMO BRINCAR: As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez, dão um pulo e se agacham e retoma a brincadeira.
Com essa brincadeira, as crianças irão aprender a contar e fazer relações e comparações
- PARTICIPANTES: No mínimo dois.
- ORGANIZAÇÃO Em roda dupla.
- COMO BRINCAR: As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez, dão um pulo e se agacham e retoma a brincadeira.
Referências
Revista
do Professor – Ano XXV – nº 100 out / dez 2009;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;
REIS, Sílvia Marina G. dos – A matemática no cotidiano infantil;
Nenhum comentário:
Postar um comentário